sexta-feira, 31 de maio de 2013

A "estória" do empregado e da calculadora

Olá meus amigos!! Estou amando poder "blogar" para vocês um pouco da minha experiência!
Nos últimos anos, tenho notado uma grande defasagem no ensino da matemática, para nós professores, não é nenhuma novidade, certo?
Uma coisa me preocupa de sobremaneira, grande parte dos nossos alunos NÃO sabem a tabuada, não sabem efetuar continhas simples das quatro operações e não conseguem usar a calculadora. Certa vez no final do ano, uma amiga querida a Iracema, foi em uma loja de tecidos fazer umas "comprithas", na hora de pagar, havia uma fila imensa. Ela esperou, esperou até que impaciente foi procurar o gerente da loja para reclamar, porque ele não contratava mais atendentes para o caixa, haja vista que o final de ano é uma época que há uma grande movimentação do comércio. Qual não foi sua surpresa quando o gerente respondeu: "Olha, é muito difícil conseguir funcionários, pois eles não sabem fazer contas com números "quebrados" na calculadora.
Ela saiu de lá e no dia seguinte me procurou para contar esse episódio, queria saber se a informação procedia. Eu disse pra ela que infelizmente sim, hoje em dia está havendo um grande desinteresse por parte dos alunos, e também há professores que resistem no uso de calculadoras em sala de aula, alegando que essa ferramenta substituiria o "pensar" do aluno.
Sabe amigos, o mundo mudou! as tecnologias estão mais acessíveis, a maneira como a escola aprova seus alunos mudou, agora a aprovação é por ciclos, não podemos mais ensinar nos moldes antigos, temos que preparar nossos alunos para a vida moderna. Vamos refletir um pouco e fazer o nosso melhor?
Bjossssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário