sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mestrado profissional para professores da rede pública - PROFMAT



 
 
Para professores da rede pública que estiverem interessados em prosseguir estudos, no site da SBM há todas as informações necessárias, é um curso semipresencial e várias universidades disponibilizam vagas, a UNICAMP oferece 50 vagas e as aulas presenciais ocorrem às sextas. A Capes oferece uma bolsa de estudos para os professores da rede pública.
 
 
 
 
 
 
 


Depoimento de leitura e escrita - Adriana Ueda

Resgatando as lembranças, recordei como ocorreu a minha alfabetização, foi em uma escola rural, com a dedicação da minha professora Bernardete e o apoio do meu pai que dava continuidade em casa. Ele sempre me incentivou a estudar e mesmo vivendo uma situação econômica precária, fazia questão de comprar livros, gibis e coleções para os filhos.
Quando comecei a frequentar a escola tinha cinco anos de idade, devido a minha imaturidade acabei mergulhando na  leitura e escrita de forma significativa apenas no ensino médio, isto é, a escrita ocorreu na minha vida de forma gradativa com o incentivo dos meus professores do EF que trabalhavam em vários contextos, mas consegui realizar as produções de textos(redações, poesias, crítica, relatórios, etc..) de forma coerente e uma opinião formada apenas no EM, terminei este segmento aos 15 anos de idade.
A precocidade não me auxiliou nesse momento, devido a minha idade e ao baixo poder econômico não frequentei o Ensino superior, mesmo sendo aprovada em uma universidade federal. Retomei os estudos após  três anos em uma faculdade privada, trabalhava durante o dia e estudava a noite.
 

Perfil de Adriana Ueda



ADRIANA MASSAKO ONIMATTO UEDA (Cursista)
Indaiatuba-SP

Sou professora da rede a 18 anos, leciono a disciplina de matemática na E.E. "Maria de Lourdes Stipp Steffen" em Indaiatuba. Espero contar com a ajuda de todos com a troca de experiências através do forum on line e com isso ter um bom aproveitamento do curso.
 

Breve histórico do blog coletivo

Breve histórico do blog coletivo
O nosso grupo é formado por professores de matemática da rede estadual de São Paulo, estamos participando de um curso de formação, o "melhor gestão 2013" que contempla todos os docentes do EF das disciplinas de matemática e língua portuguesa. A principal característica do curso é que ele é ministrado em sua grande parte pelo AVA.
A criação deste blog coletivo pela Cibele  se deve pelo fato da atividade da semana estar vinculado com isso, através de sua iniciativa pudemos dar início a 2ª etapa do curso, fazem parte do grupo a Cristiane,o Claudinei, a Cilene, o Cesar, o Caio, eu (Adriana) e a mentora do grupo a Cibele.
Apesar do blog ter sido criado para a realização de uma atividade, não iremos abandona - lo sempre que possível publicaremos fatos e atividades interessantes vinculados a matemática.
Contamos com a visita de todos, pois isso será motivante para o grupo.

 

Piadinha pra alegrar a vida 3

Boa noite amigos! Mais uma piadinha pra fechar a noite, que pelo visto vai ser bem gelada.

Como se faz para um vetor desmaiar?
É só apagar a ponta dele, que ele perde o sentido.....

É amigos tenho que confessar, essa não foi das melhores....

A "estória" do empregado e da calculadora

Olá meus amigos!! Estou amando poder "blogar" para vocês um pouco da minha experiência!
Nos últimos anos, tenho notado uma grande defasagem no ensino da matemática, para nós professores, não é nenhuma novidade, certo?
Uma coisa me preocupa de sobremaneira, grande parte dos nossos alunos NÃO sabem a tabuada, não sabem efetuar continhas simples das quatro operações e não conseguem usar a calculadora. Certa vez no final do ano, uma amiga querida a Iracema, foi em uma loja de tecidos fazer umas "comprithas", na hora de pagar, havia uma fila imensa. Ela esperou, esperou até que impaciente foi procurar o gerente da loja para reclamar, porque ele não contratava mais atendentes para o caixa, haja vista que o final de ano é uma época que há uma grande movimentação do comércio. Qual não foi sua surpresa quando o gerente respondeu: "Olha, é muito difícil conseguir funcionários, pois eles não sabem fazer contas com números "quebrados" na calculadora.
Ela saiu de lá e no dia seguinte me procurou para contar esse episódio, queria saber se a informação procedia. Eu disse pra ela que infelizmente sim, hoje em dia está havendo um grande desinteresse por parte dos alunos, e também há professores que resistem no uso de calculadoras em sala de aula, alegando que essa ferramenta substituiria o "pensar" do aluno.
Sabe amigos, o mundo mudou! as tecnologias estão mais acessíveis, a maneira como a escola aprova seus alunos mudou, agora a aprovação é por ciclos, não podemos mais ensinar nos moldes antigos, temos que preparar nossos alunos para a vida moderna. Vamos refletir um pouco e fazer o nosso melhor?
Bjossssss

Piadinhas para alegrar a vida 2.....

O que faz o MMC debaixo da escada?
Esperando o MDC.....

Dia de folga!

Olá amigos! Bom dia, nada como começar um dia de folga com este solzinho morno a nos esquentar!
Um dia em casa é sempre um convite para reflexões. Adoro explorar o site www.somatematica.com.br, tem desafios ótimos, piadinhas legais (alias vocês já devem ter notado que eu amo uma piada, mas neste  blog vou restringi-las as de fundo matemático), explicações e etc.
Porém o que mais me intriga em tudo isso é a biografia dos matemáticos! Gente como nós, de carne e osso, mas com um pequeno diferencial entre as orelhas, que mudaram o mundo. Em outro texto escrevi um pouco sobre isso, que falava sobre a genial representação do nada, do zero.
Imaginem só Pitágoras, com o seu teorema que é válido até hoje, não é algo genial? Uma pessoa comum há "n" anos descobre algo que é verdadeiro, e atravessa os tempos, exatamente da mesma forma que foi descoberto?
Bom amigos não vou cansa-los com minhas divagações, mas gostaria de saber de vocês, ao que mais acham de incrível na matemática?

Para alegrar a vida! Piadinhas matemáticas....

Por que o livro de matemática se suicidou?
Andava cheio de problemas....

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Número zero

Olá Amigos!Neste feriado, nada melhor do que filosofar um pouquinho...Sabe amigos, sempre que posso procuro estudar um pouquinho sobre a História da Matemática, para poder entender como que seres humanos como nós conseguiram feitos tão incríveis, na verdade não sei dizer qual seria mais maravilhoso, todavia um que me encanta bastante foi a criação do número zero. Vocês já pararam pra imaginar como seria hoje sem este feito?A historinha dele é bem legal, vou resumir pra vocês:Refere-se que a origem do zero somente ocorreu em três povos: babilônios, hindus e maias. Na Europa, a definição do símbolo zero ocorreu durante a Idade Média, após a aceitação dos algarismos arábicos, que foram divulgados no continente europeu por Leonardo Fibonacci (aquele da sequência de Fibonacci, que também calcula a reprodução dos coelhos, forma das colmeias de abelha, lembraram?) . Esta descoberta representou na época um paradoxo, pois era difícil imaginar a quantificação e a representação do nada, do inexistente. Alguns consideram o zero como sendo uma das maiores invenções da humanidade, pois abriu espaço para a criação de todas as operações matemáticas que são conhecidas atualmente.A representação gráfica do zero demorou cerca de 400 anos para ser incorporada ao sistema decimal indo-arábico de numeração. Definir graficamente um símbolo para o zero foi de extrema importância a fim de se poder posicionar precisamente os dígitos que formam qualquer número desejado, tanto em um sistema numérico decimal, quanto no uso do ábaco, que representava o zero como sendo uma casa vazia. Originalmente o zero, representado como uma casa vazia, foi o maior avanço no sistema de numeração decimal. Portanto, o zero evoluiu de um vácuo para uma casa vazia ou a um espaço em branco para enfim transformar-se em um símbolo numérico usado pelos hindus e pelos árabes antigos. No início dos anos de 1600, ocorreu uma importante modificação no formato da grafia do décimo número ou do zero, que inicialmente era pequeno e circular “o” evoluindo para o atual formato oval “0” o que possibilitou sua distinção da letra “o” minúscula ou da “O” maiúscula.Na literatura matemática atual, o significado do valor do zero é usado como se não houvesse nenhum valor numérico ou substancial propriamente dito e também desempenha papel chave da notação necessária ao sistema decimal, em que o zero muitas vezes surge como um guardador de lugar (para diferenciar, por exemplo, números como 52 de 502, de 5002, etc), e para expressar todos os números com nove dígitos, do um ao nove e o zero como o décimo numeral.Mas é importante frisar que nos conjuntos numéricos, os números foram surgindo com a necessidade, através das operações com seus elementos, exemplo: ao operar 2 - 3, chegou -se ao número negativo -1, como só se conhecia os números N*, houve a necessidade de se criar um novo conjunto, os dos Z*, assim, ao se operar 1 - 1, houve a necessidade de se representar o vazio e incluí- lo nos conjuntos. assim os naturais e como não dizer todos os conjuntos numéricos estavam completos (já que um conjunto é completo quando ele é fechado para determinada operação).Viu galerinha como um nada, quer dizer tanta coisa para nós hoje? Como conceber o mundo sem o zero?
texto retirado do site:https://pt.wikipedia.org/wiki/Zero

Piadinha para alegrar vocês....
O seno estava no banheiro, foi quando chegou o co-seno e bateu na porta, o seno respondeu:
-Tangente.....


Olá amigos professores e simpatizantes da matemática!
Sejam todos bem vindos ao matemática cool!
Nós lidamos com a matemática a todo momento, (ainda mais nós os professores de matemática, rs) e por isso temos a responsabilidade de passarmos para frente nossos conhecimentos de forma divertida e claro, auxiliando aqueles que tem aversão desta matéria a começarem a olhar para ela com um pouquinho mais de carinho!