segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula: O uso das sete peças do Tangram para o ensino das frações e áreas

Curso: Melhor gestão, melhor ensino
Módulo 3
Plano de aula coletivo
Tema: O uso das sete peças do Tangram para o ensino das frações e áreas
Ano: 6º
Número de aulas : 14


Habilidades e competências  a serem desenvolvidas:
" Competências e Habilidades":
As atividade desenvolvidas irão contemplar as competências dos  três grupos, Grupos I (Observar), Grupo II (Realizar) e Grupo III (compreender).
As habilidades dos grupos de competência do sujeito, são: H21, H23, H24, H25 e H31.:

     A) Desenvolver a criatividade, onde os alunos poderão lançar mão da mesma na realização de atividades matemáticas e ações do dia a dia.
     ·B) Exercitar o raciocínio lógico, utilizando-o na realização de atividades do cotidiano.
C)Compreender o significado de frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.
D) Saber realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas.
E) Saber identificar e classificar formas planas em contextos concretos e por representações em desenhos e malhas.
F) Compreender a noção de área de uma figura, sabendo calculá – los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras.


1ª etapa: Narrativa
 Introduzir a aula através da lenda do Tangram, mostrar um quebra – cabeça pronto para que o aluno possa visualizar  o Tangram.
Lenda do Tangram
"Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura. Depois de muito tentar ele, finalmente, conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaços representariam as sete virtudes chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangram."
Fonte: Educação Matemática em Revista, nº 5. Ano 3. P. 15.

Descrição: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKXZ4y4cJ0NwM-bQS10YdSr6JKhLZVmZ2edRPqPpWWP4UHoTWs
















2ª etapa: Construção do Tangram.

a)      Organizar a sala em duplas ou em grupo de quatro pessoas.
b)      Entregar aos grupos, quadrados (papel cartão) com dimensões de 16cm x 16cm.
c)       Pedir que cada um quadricule o quadrado com dimensões de 2cmx2cm, formando um quadrado quadriculado como podemos ver abaixo.























d)      Nomear o quadrado como ABDC;
e)      Traçar a diagonal AD;
f)       Localizar os pontos médios de AB e BD, nomeando como E e F respectivamente;
g)      Traçar o segmento EF;
h)      Localizar o ponto médio de EF, nomear como G;
i)        Traçar o segmento CG;
j)        Localizar o ponto de intersecção da diagonal AD e do segmento  CG e nomear como ponto J;
k)      Localizar o ponto médio do segmento JD e nomear como I;
l)        Traçar o segmento FI;
m)    Localizar o ponto médio do segmento AJ e nomear como H;
n)      Traçar o segmento HG.
Está pronto o Tangram como podemos observar na figura abaixo.

















o)      Pedir para os alunos recortarem as sete peças e identificarem cada uma delas como podemos observar abaixo:



                                                                1

                                                                                                                      6

                                               2                                        5                                       


                                                                            4


                                                              7                                  3






3ª etapa: 1ª atividade

Com o Tangran construído, devemos  num primeiro momento deixar os alunos usarem a criatividade e fazer com  que eles montem sem sobreposição as figuras possíveis (letras, números, animais, plantas, homem, etc) e socializar as figuras montadas por cada um.





Descrição: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_6Dfcw95aSiMsOkQb-PT4FC7QTBUHJUDszH7felp7-sO9GJB_Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkTR_guu7sUqLemzSz0LFQKWwmyro5T2y0kCmQhtxG3tyaGmZ-azjddl7h7p04C3lOmh6VpVl-Oz_m-KFhB1G5vMkrmfzApj9CGuR-eEuicioc1xOPYLQ8o5sxydvvePpiBlg15K4qCkfW/s400/istockphoto_3816019-tangram-people-set-009.jpg














2ª atividade:
Composição e decomposição de figuras geométricas utilizando as peças do Tangran
Composição  de triângulos utilizando 1 peça, 2 peças, 3 peças, 4 peças , 5 peças e 7 peças;
Composição de quadrados utilizando 1 peça, 2 peças, 4 peças, 5 peças e 7 peças;
Composição de retângulos utilizando 3 peças, 4 peças, 5 peças, 6 peças e 7 peças;
Composição de paralelogramos utilizando 1 peça, 2 peças, 3 peças, 4 peças, 5 peças e 7 peças;
Composição de trapézios utilizando 2 peças, 3 peças, 4 peças, 5 peças, 6 peças e 7 peças.
 A cada composição socializar entre os alunos as soluções encontradas e caso não consigam solucionar o problema, dizer o nº das peças que irão utilizar para conseguir a composição pedida.
Atividade adaptada do “Experiências matemáticas”, 6ª série. SE/CENP, 1994. P. 210
Descrição: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-oAKikTtv9jydf2MRQ2LxBYkUDg9Ra8Q0u6k1gz-DFnoiq24Q1g











3ª atividade
O Tangran e as frações
I)                    Numa primeira etapa utilizar a sobreposição das peças para que os alunos possam comparar, isto é, para que eles possam perceber “quantos cabem dentro de”, então, utilizando as peças  devemos propor as seguintes questões:
a)      Quantos triângulos pequenos são necessários para formar um quadrado pequeno?
b)      Um triângulo pequeno corresponde a que fração do quadrado pequeno?
c)       Um triângulo pequeno corresponde a que fração do triângulo grande?
d)      O quadrado pequeno corresponde a que fração do triângulo grande?
e)      O paralelogramo corresponde a que fração do quadrado grande?
f)       Um triângulo pequeno corresponde a que fração do quadrado grande?
II)                  Como o tangram construído em sala é quadriculado, uma segunda etapa seria trabalhar a noção de equivalência de frações. Então, os alunos irão refazer as questões anteriores sem utilizar a técnica de sobreposição e utilizando o quadradinho de 2cmx2cm como referência.
Ex: item c) Um triângulo pequeno corresponde a que fração do triângulo grande?

4ª atividade
O tangram e as áreas
I)                    Trabalhar o conceito de área com o triângulo pequeno sendo a unidade de área.  Propor as seguintes questões:
a)      O quadrado pequeno corresponde a quantos triângulos pequenos?
b)      O triângulo médio corresponde a quantos triângulos pequenos?
c)       O paralelogramo corresponde a quantos triângulos pequenos?
d)      O triângulo grande corresponde a quantos triângulos pequenos?
II)                  Utilizar o quadrado (peça nº 5) como unidade de  área. Propor as seguintes questões:
a)      O triângulo pequeno corresponde a quantos quadrados?
b)      O triângulo médio corresponde a quantos quadrados?
c)       O paralelogramo corresponde a quantos quadrados?
d)      O triângulo grande corresponde a quantos quadrados?
III)                Trabalhar o conceito de área utilizando o quadradinho (2cmx2cm) e a unidade cm 2 de referência. Pedir aos alunos que realizem os cálculos e em seguida preencha a seguinte tabela:





Quadradinho (2cmx2cm)
Área em cm 2
Peça 1
16
64
Peça 2


Peça 3


Peça 4


Peça5


Peça 6


Peça 7


TANGRAM (as 7 peças)



5ª atividade
O Tangram e a porcentagem
Considerando o quadrado grande (tangram) como sendo a unidade, isto é, 100%. Pedir aos alunos  que calculem o valor  das porcentagens correspondentes a cada peça do tangram.

Avaliação/Recuperação
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, o professor irá observar o movimento contextualização – concreto – abstração  dos alunos, isto é, o professor irá verificar se o aluno teve a capacidade de compreender, realizar, expressar, argumentar, decidir  e inferir nas situações de aprendizagem. Essa verificação pode ocorrer em diversas esferas, através da observação do professor, anotações, lista de exercícios, avaliações escritas.
A recuperação será contínua, quando o aluno apresentar alguma dificuldade nas atividades propostas o professor deve retomar  a questão com o aluno, caso seja necessário será feita uma outra abordagem diferenciada para que seja sanada as dificuldades apresentadas pelo aluno.


Referências bibliográficas

·         Caderno do aluno – volume 1 – 6º ano – SEE;
·         Experiências matemáticas – 6ª série – SEE – CENP – 1994;
·         A matemática das sete peças do tangram – CAEM – IME – USP.




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